sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Guest Post: Marta from Fazendo Esmalterapia

Hello gorgeous :)

Today we have another special guest here! She's Marta from Fazendo Esmalterapia blog and a Portuguese blogger friend. Her blog was surely one of the first ones I started reading, way before I created my very own  :D I used to check her blog just to have some good laughs during or after launch lol. She has an amazing sense of humor and you can't figure out where her thoughts and words go until you're there! xD Of course that this together with gorgeous polishes and nails is a powerful combination! Lets read what Marta prepared!

Hoje temos mais um convidada especial por estes lados! Ela é a Marta do blog Fazendo Esmalterapia. Presumo que não haja quem em Portugal não lhe conheça, mas fica a dica ;) O blog da Marta foi um dos primeiros que comecei a ler beeem antes de começar o meu próprio blog. Costumava ler especificamente durante ou após a hora do almoço para dar umas boas gargalhas lol! A Marta tem um sentido de humor surreal e nunca sabemos bem onde as suas palvras nos levam até ela o revelar :p Claro que isto é uma combinação poderosa adicionando as unhas lindas e vernizes de cair para o lado! Vamos ver o que a Marta preparou!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá.
Tudo?

Tudo!



Como sou gaja que é tip' bué de magnânima, acedi ao convite da Cristina e vim abrilhantar o blog dela com as minhas pérolas de sabedoria.

Bom, para quem ficou entusiasmado com o parágrafo anterior, e com tudo o quanto ele parecia prometer, prevejo profundas desilusões... Genialllllll, tipo assim, não serei (muito), mas sou bebé que se entusiasma com as cenas e aprecia deitar mãos à obra. Invariavelmente isso acaba por nos fazer descobrir truques e dicas que são interessantes de partilhar.

Confesso que não sou das que mais ama o chamado "nail art". A maioria das vezes isso é um eufemismo para "traquitanas ridículas e toscas na unha". Então aquelas flores feitas com grossas pingas de verniz e borboletas com glitter lá colado e etc, não contem comigo para dar gritinhos de contentamento ao ver. Entendo que haja quem goste, mas eu não sou capaz, lamento. No entanto, e contrariamente a todas as expectativas, há uma coisa pela qual sou declaradamente apaixonada: carimbos. 

É desses maravilhosos pedaços de amor escavados em metal que vos venho falar hoje. Muita gente acredita tratar-se de um bicho de sete cabeças, a nobre arte da estamparia. Que é coisa difícil, demorada, que são mais vezes as que se falha do que as que se acerta... ledo engano.
É coisa simples. É coisa rápida. É coisa divertida. Apenas precisam de duas coisas: praticar e ter material apropriado. Da mesma maneira que fazer um bolo com leite azedo não vos trará o melhor dos resultados, assim também usar um carimbo ranhoso, umas placas duvidosas e uns vernizes manhosos não vos facilitará a vida.

Vamos começar pelo início: esqueçam aquele carimbo duro, horroroso, cor-de-rosa, que encontram para aí nos chineses. Invistam num bom carimbo de silicone, com uma boa superfície de estampagem.
A mesma coisa com as placas. Há placas cuja gravação é menos funda e, por isso, é bem mais complicado conseguir uma boa transferência da imagem para o carimbo. Saem sempre imagens parciais, tudo ratado, coisa que é capaz de enfurecer a mais pacata das bebés. Há placas melhores, placas menos boas... as que eu considero as mais satisfatórias são as da Cheeky e da Gals. Winstonia e Pueen também dão muita alegria a uma bebé, sendo que as da Pueen têm as estampas que mais me agradam. Mas isso já é uma questão de gosto.

Cuidado, além da gravação, com o tamanho das estampas. As placas não têm todas o mesmo padrão de escala, e por isso há conjuntos onde a dimensão dos desenhos não chega para vos preencher a unha, e há outras em que a estampa é tão grande que se perde a lógica do desenho numa unha menor. Falo em termos de comprimento, mas também em largura. Não há tamanhos melhores e tamanhos piores. Isso depende do tipo de unha que vocês têm. Quem tem a unhita mais petit, não se lance gananciosamente a placas com padrões grandes. Não vai ficar bonito.
Antes de rematar com o item final, o verniz, deixem que abra um parênteses para vos falar desse herói desconhecido: o raspador.

Muita gente não lhe atribui importância e diz, com um ar blasé, que usa velhos cartões de crédito ou de multibanco que andavam lá por casa aos caídos, para raspar as imagens. Entendam o seguinte: se a gosma usada para besuntar a placa não for correctamente espalhada e o excesso retirado, o resultado é uma valente bodeguice. Se tirarem a mais, fica a faltar pedaços da imagem. Se tirarem a menos, fica a imagem sem definição, toda borrada... o raspador certo é importante. Sempre que funcionar, usem sim um raspador de plástico. Acho mais válido usar um raspador mesmo do que um cartão de crédito. Por vários motivos que tenho preguiça de enumerar. Digo apenas: trust me.

E, embora ele seja o mau da fita, não descartem o vosso injuriado raspador de metal. Há estampas que, pela sua minúcia, necessitam de uma raspagem mais precisa. Para isso é preciso aquela lâmina que nos risca a placa e nos faz chorar um bocadinho por isso. Não importa se a superfície da placa está riscada ou não, ela vai ser sempre "usável". Fica mais feínha, ok, mas é isso ou terem estampas que nunca vão conseguir usar como deve de ser porque não têm coragem de lhes enfiar com o metal nas fuças.
Bom, finalizemos então com o detalhe dos vernizes.

Forreta que sou andei uma vida inteira a usar verniz "normal" para estampar as minhas cenas. Se funciona? Sim, claro. Depende dos vernizes. Precisam testar até mais não para encontrar uns que são bons para a coisa e outros que são perfeitamente inuteis para isto. E nem sempre é coisa óbvia! Há uns que parece que vão ser uma maravilha e são uma valente desilusão.

No entanto, e por mais que até haja uns vernizes "correntes" que fazem um trabalhinho jeitoso, nada se compara à maravilha que são os vernizes próprios para carimbar. Além de serem milhões de vezes mais pigmentados, permitindo assim até o milagre de estampar com branco ou amarelo em cima de preto (!!), eles também diferem dos outros pela textura e capacidade de se entranharem estampa a dentro, debitando depois uma imagem perfeita no carimbo e na unha. Exemplo: tinha umas placas da Red Angel que não estampavam nem à laia da porra, e com os vernizes certos, voilá! São agora tão fáceis de usar como quaisquer outras bebés metálico-bolachudas que integram a minha vasta colecção.
E pronto. São estas as dicas "técnicas" da bebé.

Agora, para se conseguirem resultados bonitos, divertidos, inovadores, é uma questão de puxarem pela cabecinha e irem fazendo tentativas. Experiências com diversas cores, texturas, acabamentos... podem misturar várias cores numa única estampagem, podem usar holográficos, glitters finos, contrastar mattes com brilhantes, vernizes texturizados, como os de areia ou açúcar... o céu é o limite.
Winstonia W111 plate
Bundle Monster BM 301 plate
Bundle Monster BM 308 Plate
Cheeky CH6 plate
Cheeky CH11 plate
Cheeky CH37 plate
Cheeky CH46 plate
Gals GA31 Plate
Gals GA35 plate
Gals GA36 plate
Gals GA36 plate
Gals GA41 plate
Gals GA17 plate
Handy 42 plate
Pueen 15 plate 
Winstonia w107 plate

---------------------------------------------------------------------------------------------
Ahhh such creativity right?! Loved it Marta! :) I think she explained pretty well the wonders and issues of the stamping world :) This post is a good stamping beginner FAQ; now that Marta put it into words I didn't realize there was so much information lol. Thank you very much, it was a pleasure to have you here! :) Don't forget to keep up to Marta and follow her through the following option:

Phew quanta criatividade!! Adorei Marta! :) Penso que neste post a Marta explicou muito bem não só as maravilhas como também os contratempos deste mundo de carimbos :) Este post é um óptimo manual para as iniciantes no Mundo dos Carimbos; Agora que a Marta colocou tudo isto em palavras, sinceramente não me tinha apercebido da quantidade de informação comq ue lidamos lol. Obrigada Marta, foi um prazer ter-te cá! :) Para estarem a par de tudo o que esta bebé faz e para um momento de relax e sorrisos não hesitem em segui-la pela opção seguinte:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ladies, feel free to leave a comment whether good or not, i appreciate it.
I will answer comments here in the post :p

Chicas, por favor estejam a vontade de deixar um comentário, quer seja bom ou mau, a vossa opinião é muito importante para mim!
Vou responder aos comentários no próprio post :p

Disqus Comentários